Conferência debate Política e Plano Decenal dos direitos de crianças e adolescentes em São José dos Quatro Marcos

Por Assistência Social

Com o objetivo de discutir o Plano Decenal dos Direitos da Criança e o Adolescente no Município, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social de São José dos Quatro Marcos, realizou na ultima sexta-feira (26), a l Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema "Política e Plano Decenal  dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes", o evento aconteceu  no Centro Comunitário Paroquial, com a participação especial da palestrante,  Professora Cleide Miranda de Cuiabá

Participaram da abertura dos trabalhos a secretária de Assistência Social, Mara Cristina Ramos; o presidente da Câmara de Vereadores, Renilson Senhorinho; o  Assessor Pedagógico, Moacir Carlos Olivio; o representante da Policia Militar, 3º Sargento, Gonçalo Souza.

A programação debateu com base em cinco eixos como a promoção dos direitos da criança e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação das crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos; gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Os assuntos foram debatidos em grupo temáticos  apreciados pela  plenária e referendados os relatórios discutidos com aprovação de maioria simples.

Durante a I Conferência Municipal também  escolhidos delegados que representarão o município em  conferências estadual.

A agente de Infância e Juventude, Sandra Lima Longhi, representou o Poder Judiciário,  e ressaltou a participação ampliada de politicas publicas dos poderes. “O que ficou mais consignado foi o aumento de distribuição  dessas atividades paras os poderes, pois o CRAS tem feito um trabalho brilhante, mas precisa de maior aporte, com politicas e projetos que amplie esse quadro, para que possa dar um pouco mais de assistência aos munícipes”. Concluiu.

A Secretária de Assistência Social, Mara Cristina Ramos, avaliou com relevância as propostas debatidas e aprovadas na l Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “ O  objetivo desta conferencia foi sair daqui opiniões que possam melhorar a qualidade de vida das nossas crianças. Esse é um planejamento que nos fazemos por um longo período, porque as conferencias são realizadas de dois em dois anos, então a cada dois anos sai novas ideias, que são proposta para que o município execute.  Todo trabalho que é em prol a uma sociedade é bem visto, então eu avalio a conferencia como positiva, aonde nos conseguimos alcançar os nossos objetivos com a participação de toda a sociedade”. Finalizou.

Baixar Abrir